Pró-reitora Jackeline Fayer entrega relatório do Proades ao reitor Henrique Duque (Foto: Alexandre Dornelas/ UFJF)
Foi aberto nesta sexta, 3, pela manhã, o terceiro período do Programa de Avaliação de Desempenho (Proades) da UFJF, no anfiteatro da Reitoria. Na ocasião, foi explicado aos dirigentes das 47 unidades avaliadas o que é, como funciona, e quais as novidades da avaliação.
Além dessa introdução, a abertura contou com a palestra “Proades: A Importância do Planejamento e da Gestão”, proferida pelo diretor da Faculdade de Economia, Lourival Batista de Oliveira Júnior.
Reforçando a ideia do trabalho em grupo, a apresentação mostrou como os grandes resultados são, na realidade, frutos de pequenos laços que começam no tratamento interpessoal e educação do dia-a-dia. “Se a pessoa responsável pelo garrafão de água não higienizá-lo corretamente, isso pode prejudicar a saúde de todo mundo e também o trabalho”, exemplificou.
Encontro reuniu representantes de 46 unidades avaliadas (Foto: Alexandre Dornelas/ UFJF)
Também foi entregue ao reitor Henrique Duque o relatório do segundo período avaliativo. Das 784 metas pactuadas entre 1.260 técnico-administrativos em educação (TAEs), 686 foram atingidas (87%).
Começando com um café da manhã reforçado para integrar os participantes, o terceiro período avaliativo iniciou suas atividades com as boas vindas da pró-reitora de Recursos Humanos Jackeline Fayer , e do pró-reitor adjunto, Sebastião Luiz de Aquino Girardi. Ambos ressaltaram o caráter integrativo da avaliação e a importância do envolvimento de todos.
Em seguida, o reitor Henrique Duque declarou o seu estado de espírito por dirigir a Universidade: “Agradeço a Deus, todos os dias, o fato de ser reitor da UFJF. Não dá para mensurar a alegria de trabalhar com vocês. Por isso é que eu digo: não sou somente o reitor, sou colega dos servidores.” Afetuosamente finalizou: ”Um beijo para todos”.
O coordenador de Avaliação e Movimentação de Pessoas, André Xandó. O dirigente explicou o sentido participativo da avaliação: “O sucesso deste modelo consiste de contar com a participação de todos: técnicos, professores e terceirizados. As metas alcançadas são fruto justamente da conjugação entre comprometimento individual e trabalho de equipe”.
Coordenador André Xandó frisa que sucesso do Proades depende da participação de todos (Foto: Alexandre Dornelas/ UFJF)
Ponto de vista endossado pela servidora instrumentadora do CAS Ana Reagina Borges. “O Proades acaba fazendo com que as pessoas se comprometam mais, um ajuda o outro para atingir a meta. Todos se unem”.
Para o economista da Cosup (Coordenação de Suprimentos) Geraldo Souza, a avaliação tem uma função hormonal. “A questão de ter uma meta para alcançar é uma grande ferramenta de motivação, assim as pessoas se empenham, e o rendimento não diminui”, afirmou o servidor.
O Proades ficou entre os dez melhores modelos de gestão em recursos humanos do país no 30º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino.
Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-Reitoria de Recursos Humanos)
www.ufjf.br/prorh/proades
Fonte: Secretaria de Comunicação/UFJF
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